Conecte-se conosco

Destaque APP

Brasil deve testar o seu primeiro drone de combate em 2025

Publicado em

em

O Brasil deve testar em 2025 o seu primeiro drone de combate, desenvolvido por uma empresa fornecedora do Exército. Atualmente, as Forças Armadas têm em seu arsenal 5 modelos de drone. Todos, porém, são de monitoramento – ou seja, não carregam armamentos.

Um deles é o Nauru 1000C, fabricado pela Xmobots, que foi entregue ao Exército em 2022 na versão de monitoramento.

Fundador e CEO da empresa, Giobani Amiant informou que a versão armada começou a ser desenvolvida em 2023. O projeto prevê que o Nauru 1000C seja equipado com dois mísseis.

“Em 2024, avançamos para a fase de testes e, em 2025, está prevista a integração final, culminando com o primeiro disparo de míssil realizado por um drone brasileiro”, afirmou o empresário.

Foto: Xmobots/Divulgação

Fonte: O Sul

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

Apenado de Santa Cruz do Sul é o primeiro a concluir Ensino Superior com bolsa ofertada pelo Estado e pela Unisc

Publicado em

em

Com uma nova oportunidade de ressocialização, um apenado do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul finalizou um curso de graduação, realizado na modalidade de educação a distância. Em cerimônia realizada nesta sexta-feira (4/10), ele foi o primeiro a concluir o Ensino Superior com bolsa ofertada pelo governo do Estado em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O acordo de cooperação foi firmado em 2021 e possibilitou cinco vagas para detentos da unidade prisional do município.

O secretário-adjunto de Sistemas Penal e Socioeducativo, Cesar Kurtz, destacou a importância de parcerias voltadas à educação no sistema prisional. “É, sem dúvida, um marco para a administração prisional, porque esse é o primeiro dos nossos estudantes que conclui o curso. É motivo de orgulho para todos”, disse. “Parabenizamos e agradecemos a Unisc, que abriu as portas. Desejo que sirva de exemplo e estímulo para que mais regiões busquem parcerias com instituições de ensino, fazendo com que se multipliquem experiências como essa.”

As bolsas foram disponibilizadas para os cursos de Administração, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Comercial e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A formalização da parceria, que ocorreu por intermédio da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) e da Polícia Penal, também possibilitou, neste ano, a ampliação de mais cinco vagas, que serão destinadas a apenados de Venâncio Aires, com previsão de ingresso para o início de 2025.

Para o reitor da Unisc, Rafael Henn, a iniciativa é um exemplo que deve ser disseminado por todo o Estado. “Temos a obrigação, enquanto sociedade, de olhar para todos: para os apenados, para quem cuida deles, para os professores que atuam dentro dos presídios. Para a Unisc, que é uma universidade comunitária, sediar esse evento é uma honra. Espero que sirva de exemplo para todo o Rio Grande do Sul”, afirmou.

O Presídio Regional de Santa Cruz do Sul possui uma sala de estudo equipada com computadores e acesso à internet para que as pessoas privadas de liberdade, sob supervisão de servidores penitenciários, possam acompanhar as disciplinas dos cursos.

Antônio*, apenado que concluiu a graduação, teve todo o suporte necessário para ingressar e permanecer na graduação. “Fiquei em segundo lugar no vestibular e conquistei essa bolsa gratuita da Unisc, que proporcionou isso. Foi muito difícil a caminhada, mas consegui me formar. Estou muito feliz e quero dar exemplo para as minhas filhas”, contou.

A titular da 8ª Delegacia Penitenciária Regional, Samantha Longo, salientou que o apoio interinstitucional ao longo desse período foi fundamental para o sucesso da ação. “Só conseguimos desempenhar esse projeto porque tivemos parceiros – como a universidade, os professores e os servidores que entendem que ofertar novas oportunidades para as pessoas privadas de liberdade é nosso papel. Contamos também com o Ministério Público e o Judiciário”, ressaltou. “Assim, completamos o ciclo do sistema prisional, que vai desde a segurança até o final do tratamento penal. Temos um projeto bem sucedido, que poderá ser replicado em outras regiões.” 

Além do convênio com a Unisc, que disponibilizou dez bolsas, o governo tem acordos vigentes com a Universidade do Vale do Taquari (dez bolsas), a Universidade Católica de Pelotas (dez bolsas), a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (cinco bolsas) e a Universidade de Passo Fundo (cinco bolsas). 

Também foi firmado um termo via Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), que ofertou seis bolsas, totalizando 46 pessoas privadas de liberdade beneficiadas. Há, ainda, uma parceria com a Universidade Federal de Santa Maria, para atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

*Nome fictício para preservar a identidade da pessoa privada de liberdade.

Texto: Rafaela Pollacchinni/Ascom SSPS
Edição: Felipe Borges/Secom Fonte: Gov.RS

Foto:  João Pedro Rodrigues/Ascom SSPS

Continue lendo

Destaque APP

Seleção Brasileira conquista o hexa da Copa do Mundo de Futsal

Publicado em

em

A Seleção Brasileira entrou para a história na noite deste domingo (5) no Uzbequistão. Os brasileiros conquistaram o hexacampeonato mundial de futsal ao vencer os argentinos por 2 a 1 na final da Copa do Mundo.

Os gols da vitória na Humo Arena, em Tashkent, foram marcados por Rafa Santos e Ferrão, ambos no primeiro tempo. O goleiro Willian teve uma atuação impressionante e fechou o gol. A Argentina descontou nos minutos finais com Rosa.

O Brasil ampliou a hegemonia no futsal e acabou com o jejum de mais de uma década sem conquistar o cobiçado troféu. Antes de se sagrar campeão no Uzbequistão, o Brasil venceu em cinco ocasiões: 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012. 

Essa foi a primeira final entre os rivais sul-americanos na história de um Mundial. Antes de vencer os argentinos na final, o time comandado por Marquinhos Xavier venceu todos os adversários. Na semi, o Brasil derrotou a Ucrânia. Antes disso, os brasileiros venceram Marrocos, Costa Rica, Tailândia, Croácia e Cuba.

Na disputa do terceiro lugar, a Ucrânia levou a melhor ao golear a França por 7 a 1. Esse foi o melhor resultado da equipe em uma edição do Mundial.

 

*Com informações da CBF Por Agência Brasil

Foto: Leto Ribas/CBF

Continue lendo

Destaque APP

Brigada Militar prende homem por tráfico de entorpecentes e porte ilegal de arma de fogo em Catuípe

Publicado em

em

Na madrugada de domingo (06/10), a Brigada Militar, através do 29º BPM, prendeu um homem na cidade de Catuípe. Após as guarnições receberem informações pontuais referentes a disparos de arma de fogo na cidade, a equipe deslocou até o local.

Durante a averiguação os policiais perceberam dois disparos de arma de fogo e visualizaram um veículo com as mesmas características informadas estacionado em via publica. Ao se aproximar do veículo, um indivíduo desembarcou e correu para o interior de um estabelecimento.

Procedida a abordagem, o homem foi identificado como natural de Santo Ângelo, 26 anos e informou ter alugado para si uma peça nos fundos do estabelecimento. Durante busca pessoal foi localizado com ele uma pistola municiada.

Durante diligências complementares foram localizados e apreendidos os seguintes materiais:

– 02 Espingarda Calibre 12

– 01 Pistola Calibre 9mm

– 40 Munições Calibre 9mm

– 05 Munições Calibre 12

– 01 Porção de Cocaína (57,7 gramas)

– 02 Pares de Placas Balísticos

– 02 Capas de Colete Balístico

– 01 Capacete Tático

– Gandolas, Calças e coturnos.

– 01 Celular

– 01 Veículo VW Gol

Diante dos fatos os policiais deram voz de prisão ao suspeito e conduziram o mesmo até a UPA para exames de rotina e em seguida apresentado na Delegacia de Polícia de Ijuí, juntamente o material apreendido onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante.

Texto: Com. Soc. 29º BPM

Imagem: Força Tática do 29°BPM

MB Notícias

Continue lendo
Sair da versão mobile