Conecte-se conosco

Destaque APP

Com 5 mil armas em 10 dias, RS é o segundo Estado que mais realizou recadastramentos na PF

Publicado em

em

Após a publicação do decreto que determina mudanças no registro de armas, 38.513 equipamentos foram recadastrados, até o momento, junto à Polícia Federal no país, conforme dados da instituição. No Rio Grande do Sul, o segundo Estado que mais submeteu armamentos ao processo até agora, foram 5.146 em 10 dias.

O decreto que prevê a mudança foi sido assinado pelo governo federal em 1º de janeiro, logo após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O texto estabelece que todas as armas de fogo registradas no Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (Sigma), do Exército, devem ser recadastradas e inseridas no Sistema Nacional de Armas (Sinarm), mantido pela PF, ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Proprietários de armas têm 60 dias para regularizar a situação, contados a partir de 1º de fevereiro.

A alteração vale para todas as armas que tenham sido adquiridas ou recebidas por transferência a partir de 7 de maio de 2019. Isso inclui o grupo de CACs (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador), que fica inscrito no Sigma.

Assim, o proprietário da arma, seja de calibre permitido ou restrito, deve preencher um formulário digital disponível na página da Polícia Federal, neste link.

No caso de arma de calibre restrito, o proprietário também deve apresentá-la em alguma das delegacias da Polícia Federal. Essa etapa presencial precisa ser agendada no momento do preenchimento do formulário online. É preciso levar documento de identificação pessoal, protocolo de agendamento, certificado de registro da arma no Sigma e guia de tráfego emitida pelo Exército Brasileiro. Neste link, é possível ver os endereços da PF no RS.

Os 5.146 equipamentos recadastrados no Rio Grande do Sul até o dia 10 deste mês deixam o Estado atrás apenas de São Paulo, com 8.138 armas submetidas ao procedimento. Na sequência, vêm Goiás (3.863), Paraná (3.691), Minas Gerais (3.354), Santa Catarina (2.898) e Rio de Janeiro (2.105). Os números abrangem calibres permitidos e restritos. 

Fonte: gzh

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

Polícia Civil cumpre mandados em São José das Missões

Publicado em

em

Na manhã desta sexta-feira (04), policiais civis da Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões, com apoio de policiais civis da 14ª DPRI e de policiais militares do 39.º BPM, cumpriram mandados judiciais de ingresso, busca e apreensão expedidos pela 1.ª Vara Criminal da Comarca de Palmeira das Missões.

Na ocasião, as ordens judiciais, cumpridas no Centro e na área rural do Município de São José das Missões, foram expedidas em procedimento policial instaurado para apuração de possíveis crimes comuns praticados com motivação eleitoral.

Foram apreendidos aparelhos de telefone celulares, drogas e dinheiro.

Fonte: 14ª DPRI – Polícia Civil

Por Rádio Palmeira

Continue lendo

Destaque APP

Brigada Militar flagra destruição de vegetação nativa, em Casca

Publicado em

em

Na quinta-feira, dia 3, a Brigada Militar, através do 3° Batalhão Ambiental (3ºBABM), flagrou a destruição de vegetação nativa, no município de Casca.

Após receber o alerta da plataforma MapBiomas, a equipe do 3º BABM inspecionou a propriedade e flagrou a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, em uma área de 25.800 metros quadrados, em estágio médio e avançado de regeneração natural

Para o manejo florestal na área, não havia autorização do órgão ambiental competente. O responsável foi identificado e responderá pelo crime ambiental.

O desmatamento e o uso irregular do solo causam muitos impactos ao meio ambiente, atingindo todos os seres vivos, prejudicando a biodiversidade e influenciando nas mudanças climáticas.

Fonte e foto: Comunicação Social do 3º BABM

MB Notícias

Continue lendo

Destaque APP

Choque prende integrantes de facção com mais de 3 kg de cocaína em Veranópolis

Publicado em

em

Prisão aconteceu durante uma operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha e a atuação de facção

Uma ação de policiais do 4° Batalhão de Choque (4°BPChq) culminou com a prisão de quatro integrantes de uma facção criminosa em Veranópolis. O fato aconteceu na noite de quinta-feira (3) durante operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha.

De acordo com informações da Brigada Militar (BM), os agentes abordaram o grupo durante patrulhamento e, em revista, foram encontrados 3,2 kg de cocaína, cinco munições de calibre .38, dois celulares e o veículo utilizado pelo quarteto.

Ainda conforme a polícia, os indivíduos, além de possuírem uma vasta ficha de antecedentes, são membros ativos de uma facção criminosa que atua em toda a região. Os presos e os materiais apreendidos junto à droga foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves para o flagrante.

Fonte: Portal Leouve / 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

Foto: 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

MB Notícias

Continue lendo
Sair da versão mobile