Conecte-se conosco

Cultura

Comidas de inverno: 13 ideias para aquecer

Publicado em

em

Com a chegada de dias mais frios, em especial no inverno, nada melhor do que investir em alguns pratos quentes que nos deixam aquecidos e tornam essa estação ainda mais gostosa.

Seja para o almoço ou jantar, a ideia de apostar em pratos servidos assim que retirados do fogão é uma ótima pedida para variar o cardápio do lar. Além disso, essas saborosas refeições deixam todos satisfeitos e ainda aquecem nosso corpo tanto quanto nossos melhores casacos, não é mesmo?

Se você é o cozinheiro ou cozinheira da casa, já sentiu que o frio se aproxima e quer surpreender a todos com pratos especiais, listamos abaixo algumas sugestões deliciosas e muito agradáveis para fazer jus ao inverno. Confira:

1. Sopa

Um clássico típico de todos os dias mais frios, a sopa é um prato muito especial e que aquece assim que levamos a colher à boca. E são bem amplas as possibilidades que você pode preparar, seja com frango, carne, batata, macarrão e mais.

As sopas são um dos mais tradicionais pratos servidos na culinária brasileira e, por isso, cada família tem suas receitas e métodos de preparo particulares. Quais são utilizados aí em sua casa?

2. Caldo de Mandioca com Bacon

A mandioca, macaxeira ou aipim é um alimento que permite amplas possibilidades de pratos deliciosos! E, sem dúvidas, um caldo feito com esse legume junto ao bacon deixará a refeição do dia completa e muito calorosa!

E por se tratar de um caldo quente, você também pode complementar a mesa com um recipiente preenchido com pedaços de pão torrado. Temos certeza que todos irão até mesmo repetir o prato!

3. Fondue

O fondue é um prato de origem suíça, mas que sem muito esforço ganhou rapidamente o coração dos brasileiros. É composto por uma mistura de queijos aquecidos em uma lamparina específica que os fazem derreter para serem servidos junto a pães, batatas e outros legumes cozidos.

Existem também o fondue de chocolate servido com frutas, uma ótima opção de sobremesa e considerado um prato muito propício a dias mais frios. Já falamos aqui no blog sobre o melhor chocolate para fondue, aproveite sua leitura para conferir e preparar!

Ao trazer um fondue para suas refeições, seja doce ou salgado, temos certeza de que será um diferencial muito adorado e que fará sucesso entre todos!

4. Polenta com carne moída

Seguimos nossa lista de pratos para o inverno com a polenta, outro prato típico de estações mais frias e que requer ingredientes fáceis e um preparo rápido. Ainda por essas características, é o prato ideal para quando o frio chega de surpresa e sem aviso – geralmente após uma chuva gélida.

Em complemento à polenta e visando deixá-la ainda mais saborosa, um rápido molho de tomate com carne moída e alguns temperos trazem ainda mais sabor ao prato. Chega a dar água na boca, não é mesmo?

5. Caldo de Mocotó

É impossível falarmos de comidas de inverno sem fazer menção ao Caldo de Mocotó! Vindo do nordeste com aquele sabor especial que toda comida nordestina possui, esse caldo possui toques levemente apimentados que contribuem para aquecer o corpo mesmo nos dias em que o frio estiver forte.

6. Curau de Milho Verde

Seja para servir como sobremesa ou mesmo em refeições esporádicas durante o dia, o curau de milho verde é o prato ideal para deixar as refeições da casa ainda mais completas e especiais.

É mais um prato que entra na lista das receitas fáceis e rápidas de serem feitas para o inverno. E se você quiser dar aquele toque especial acima do prato, basta acrescentar algumas pitadas de canela em pó por cima, que junto ao milho, fará o duo perfeito para aquecer e encantar a todos. Experimente!

7. Chocolate Quente Cremoso

Mesmo sem nunca abrir mão de um clássico cafezinho matinal, preparar chocolate quente em dias mais frios é ideal para nos mantermos aquecidos logo pela manhã – quando o frio está mais intenso, não é?

E para deixá-lo com um aspecto cremoso e macio como o de um mingau – outra ótima pedida para o inverno – basta acrescentar creme de leite e amido de milho durante o preparo. Faça o teste e deixe suas manhãs aquecidas e recheadas de sabor!

8. Torresmo

Quentinho, crocante e muito saboroso, o torresmo de barriga é uma ótima pedida tanto para dias frios, como para dias quentes, afinal, o que é bom precisa ser dito e, neste caso, saboreado o ano todo, certo?

O melhor de tudo quanto ao torresmo é que só se usa três ingredientes para seu preparo: barriga de porco, sal e óleo. Para trazer leves toques de acidez e equilibrar a gordura do torresminho, que tal umas gotinhas de limão sobre o prato? Hmm, já estamos com água na boca por aqui também!

9. Cappuccino Cremoso

Assim como o chocolate quente cremoso que mencionamos acima, o cappuccino cremoso também é uma ótima opção para variar as manhãs caso você queira variar nas receitas matinais para a família.

10. Torta de Frango

Seja para o café da tarde ou mesmo aquele tira gosto antes das refeições, é difícil alguém não gostar do sabor macio e delicioso trazido pelas tortas de frango. Além disso, é uma receita muito prática e rápida que pode ser preparada em questão de minutos em um liquidificador.

E o melhor momento para saboreá-la é quando ainda está quentinha, recém tirada do forno. Que tal agradar os filhos, esposa ou marido com uma torta quente assim que eles chegarem da escola ou trabalho, hein?

11. Queijo Coalho Empanado

É humanamente impossível que alguém não goste de queijo coalho empanado e teje dito! Brincadeiras à parte, esse é um prato que une a casquinha crocante do queijo junto à sua parte interna derretida resultando em uma explosão de sabores.

E com o queijo quentinho e ainda derretendo, temos uma ótima opção para dias frios, capaz de aquecer o corpo e o coração. Mas apresse-se: com a temperatura ambiente mais baixa, não demora até que o queijo esfrie e perca esse aspecto derretido típico do prato!

12. Escondidinho de Carne

Unindo mandioca a um prato de quentinho e especial para o inverno, não tem como dar errado. E o escondidinho de carne é um belo exemplo disso! Seja com carne moída, desfiada ou frango, o prato cativa o paladar e o coração de qualquer um fazendo-os pedir bis!

Por seu sabor excepcional, o escondidinho dispensa acompanhamentos, mas nada é uma regra aqui, então caso queira, pode servi-lo acompanhado a arroz, farofa ou até mesmo uma salada.

Além disso, a textura pastosa da mandioca típica do escondidinho deixa a boca cheia e aquecida no frio. Temos certeza que você e sua família irão se encantar com essa pedida!

13. Arroz Carreteiro

Para finalizar essa lista com chave de ouro, não poderíamos deixar de citar o clássico e saboroso arroz carreteiro. Por ser um prato típico do sul, que é uma região tipicamente fria, é ideal para ser servido no inverno.

Você e sua família irão se encantar com o sabor e textura únicos do arroz carreteiro, que conta inclusive com um modo de preparo bem fácil e rápido. Seja para o almoço ou jantar, esse prato quentinho é uma ótima pedida para variar o cardápio da casa e deixar todos muito bem satisfeitos!

Dentre todas as opções que mencionamos, você pode servi-las em diferentes dias da semana para surpreender a família e mantê-los aquecidos com todo o amor depositado em seu jeito de cozinhar.

O que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado destas informações e que tenhamos o ajudado a se aquecer por meio de refeições nesse friozinho tão gostoso e especial. A propósito, aproveite sua leitura para conferir nosso post sobre vinhos argentinos e chilenos e conheça os maiores produtores da região para se aquecer com a bebida neste inverno.

Fonte: Super nosso

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Gaúchos promovem festival tradicionalista nos Estados Unidos

Publicado em

em

Gaúchos e simpatizantes da cultura gaúcha espalhados pelos Estados Unidos têm encontro marcado em Orlando, na Flórida, a partir desta sexta-feira (26). Por três dias, diversas atividades estão programadas em um parque da cidade para celebrar o tradicionalismo no Festival Cultural Gaúcho da América do Norte.

O grupo Alma Gaudéria, Joca Martins e Juliana Spanevello são as atrações musicais durante esses três dias em que os desgarrados do Rio Grande do Sul poderão matar a saudade do pago. A programação começa com degustação de xis gaúcho e churrasco, passando por cavalgada, curso de formação tradicionalista, oficinas de chimarrão e danças tradicionais, jogo de bocha e Grenal de bombachas.

Fonte: G1

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/blog/reporter-farroupilha/post/2024/04/25/gauchos-promovem-festival-tradicionalista-nos-estados-unidos.ghtml

Continue lendo

Cultura

Caciques das 5 regiões afirmam que mudanças climáticas impactam campo

Publicado em

em

Períodos longos de estiagem ou temporadas de chuvas intensas causam estranhamento em líderes indígenas nas cinco regiões do país. Mais do que surpresa, as mudanças climáticas impactam a produção no campo e afetam a qualidade de vida de comunidades inteiras, segundo caciques que estão presentes no Acampamento Terra Livre (ATL), em Brasília, nesta semana. 

Ouvidos pela Agência Brasil, cinco caciques de diferentes partes do Brasil lamentam a destruição e a poluição dos recursos naturais e também as pressões dos não indígenas contra seus locais preservados.

Região Sudeste

O cacique Baiara Pataxó, de 64 anos, que vive em uma comunidade na cidade de Açucena, Minas Gerais, testemunha que, na última década, as plantações de mandioca, milho e feijão deixaram de render como antes. Os produtos são vendidos para comerciantes das cidades próximas e sustentam a comunidade formada por 80 pessoas.

“Antes, as chuvas começavam em setembro. Nos últimos anos, só em dezembro. Claro que isso não é normal”, diz Baiara Pataxó.

Além das mudanças climáticas, a comunidade em Minas Gerais foi impactada pelo crime ambiental de 25 de janeiro de 2019, quando a barragem da Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho, se rompeu. Além de causar a morte de 272 pessoas, os rejeitos poluíram os rios Doce e Corrente, na região. “Tudo isso tem sido terrível. Atualmente, estamos trabalhando na recomposição de 45 mil mudas de árvores nativas e frutíferas. Vinte indígenas estão trabalhando nessa tarefa”, afirma.

Região Norte

A relação das mudanças climáticas com outras ações criminais também é presenciada pelo cacique Dario Kopenawa Yanomami, de 39 anos, que vive em Roraima.

“Estamos convivendo lá com a invasão dos mineradores e garimpeiros. Somos uma comunidade de 32 mil pessoas sofrendo com mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, com a contaminação pelo mercúrio”, lamenta.

O cacique verifica que as chuvas tiveram regime alterado e estão “bem diferentes” do que eram na adolescência e infância dele na região.

“Temos  pedido nossas chuvas aos nossos xamãs [guias religiosos]. Mas é fato que a roça de taioba, a macaxeira e a banana não são como antes.”

Região Nordeste

O cacique Tchydjo Ue, de 76 anos, do povo Fulni-ô, vive em uma aldeia, na cidade de Pacatuba, em Sergipe, onde estão 86 famílias. Ele considera que hoje o cenário é completamente transformado em relação ao tempo da juventude.

“Estamos próximos do litoral (96 quilômetros), mas é muito mais quente do que antes. Os mais jovens têm sentido a dificuldade de trabalhar na roça e acabam desistindo”, diz o cacique.

As mudanças de clima combinaram com as de comportamento.

“Os jovens também se transformaram. Querem ir embora. Vivem na internet e no celular”, afirma. Para diversificar as atividades, o líder indígena diz que tem estimulado a atividade do artesanato, já que o milho, a mandioca e o feijão nem são o suficiente para subsistência.  Outra atividade é de conhecimento da natureza. “Sou chamado para falar na Europa e nos Estados Unidos sobre os saberes indígenas, mas é preciso que saibam mais da gente por aqui.”

Região Centro-Oeste

A destruição do cerrado e as mudanças de clima foram acompanhadas de perto pela cacique Tanoné, que tem 70 anos e vive no Distrito Federal desde o ano de 1986. Ela lembra, com lamento, que Brasília tinha temporadas frias, o que “desapareceu”. 

Na comunidade em que ela vive, no Setor Noroeste, há 16 famílias. Na região, que cresceu com a expansão imobiliária, ela diz que tem atuado para recompor o cenário. São 16 hectares de área em que as plantações de milho, feijão, jatobá e algodão iluminavam o cenário.

“O feijão virou raro. O algodão, também. Ou é falta de chuvas ou temporais intensos”. A cacique pediu a entes governamentais a plantação dos ipês para voltar a deixar o lugar com cores novas. 

Região Sul

Na cidade de José Boiteux, em Santa Catarina, uma comunidade de 2,3 mil pessoas da etnia xokleng está preocupada com a aproximação da temporada de chuvas, que se tornaram mais intensas na última década.

Segundo o cacique Setembrino, de 53 anos, da mesma etnia, o trabalho principal agora é ficar atento às cheias e ensinar preservação ambiental para os indígenas em sala de aula.

“É certo estar atento à Amazônia, mas precisamos lembrar também do Sul. Estamos trabalhando agora com o plantio do pinheiro. A gente tem que olhar para agora e depois.”  

“Como passou a chover muito mais, a barragem de contenção costuma chegar ao limite com recorrência. Nós não temos mais lugar seguro para morar”, diz uma das lideranças da comunidade etnia xokleng, Geomar Crendô. 

Fonte: Agência Brasil

https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2024-04/caciques-das-5-regioes-afirmam-que-mudancas-climaticas-impactam-campo

Continue lendo

Cultura

Inicia a triagem das mais de 1000 músicas inscritas para o 37° Carijo da Canção Gaúcha

Publicado em

em

Iniciou nesta segunda-feira, 22, na Casa do Prefeito, localizada no Parque de Exposições Tealmo José Schardong, a triagem das mais de 1000 músicas inscritas para o 37° Carijo da Canção Gaúcha. O evento, que acontece entre 19 e 26 de maio e celebra os 150 anos de Palmeira das Missões com entrada gratuita para todas as atrações.

Com um número recorde de inscrições, a seleção está sendo feita por uma equipe de jurados renomados: Carlos Roberto Hahn, Matheus Lemos Gomes Thofehrn, Nilton Ferreira, Pirisca Grecco e Maria da Graça Barboza Martins. Eles têm até esta quarta-feira (24) para escolher as músicas que irão se apresentar no palco do Carijo.

Para a Fase Local, serão selecionadas 10 músicas para a 1ª Ronda, que acontecerá na noite de 23 de maio, dessas, quatro serão escolhidas como finalistas.

Na Fase Geral, serão escolhidas 18 composições para se apresentarem nos dias 24 e 25 de maio, sendo que 12 delas irão à finalíssima no dia 26.

O Carijo Instrumental também terá seu espaço, com oito músicas selecionadas para a competição, além de três suplentes. Este evento específico ocorrerá no dia 21 de maio, destacando a diversidade e o talento dos músicos gaúchos.

Fonte: Carijo da canção Gaúcha

https://www.observadorregional.com.br/inicia-a-triagem-das-mais-de-1000-musicas-inscritas-para-o-37-carijo-da-cancao-gaucha

Continue lendo