Conecte-se conosco

Destaque APP

Dívida do Fies poderá ser abatida com prestação de serviço público

Publicado em

em

A Comissão de Educação do Senado aprovou, nesta terça-feira (12), proposta que prevê a possibilidade de estudantes com dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) saldarem parte de seus débitos prestando serviço público. Aprovada em caráter não terminativo, a matéria segue agora para avaliação da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). 

Apresentada pela senadora Dorinha Seabra (União-TO), a sugestão é uma alternativa à proposta original do Projeto de Lei (PL) 3652/2023, que propunha o perdão integral das dívidas de estudantes contemplados no programa

No texto substitutivo, a senadora incluiu a possibilidade dos devedores abaterem suas dívidas participando de programas de apoio ao serviço público nas áreas da saúde, educação, assistência social, entre outros.

O texto aprovado estabelece que, para cada semana de trabalho, com carga horária de, no mínimo, 20 horas, o estudante com dívidas com o Fies fará jus ao abatimento de uma prestação, além de ter ressarcidos os gastos com transporte e alimentação.

“No meu voto, e no texto do substitutivo, fica assegurado que essa análise será feita. E há, inclusive, uma regra de compensação; que assistentes sociais, professores e enfermeiros, por exemplo, possam prestar um determinado número de horas de serviços à instituições públicas”, explicou a relatora Dorinha Seabra (União-TO), destacando a necessidade dos beneficiários do Fies restituírem os valores recebidos a fim de não comprometer a continuidade do programa.

“O FIES é um importante programa não só de ampliação de acesso [ao ensino superior], mas de financiamento. E, por isso, obviamente, ele tem que ter recursos [disponíveis] para continuar esse financiamento. Sabemos que é o pagamento feito por quem obteve o financiamento que mantém o programa funcionando”, justificou a senadora, defendendo a análise caso a caso para, quando possível, “estabelecer a contraprestação do serviço”.

Para o presidente da Comissão de Educação, senador Flávio Arns (PSB-PR), a contrapartida proposta em substituição ao perdão irrestrito das dívidas tem uma vantagem adicional: a de promover o ingresso de recém-formados em suas profissões. “É bom para a pessoa que se forma e que está procurando alternativas de trabalho, para se manter”, disse Arns. 

Indígenas
Os membros do colegiado também aprovaram a proposta que inclui as mulheres indígenas em políticas públicas de combate à violência e de promoção da saúde e da educação. De autoria da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 2975/2023 altera o Decreto 2848/1940 (Código Penal) e as leis 11340/2006 (Maria da Penha); 8080/1990 (Lei Orgânica da Saúde) e 9394/1996 (Lei de Diretriz e Bases da Educação). Não terminativo, o projeto segue para análise da Comissão de Assuntos Sociais.

“O PL em exame determina que as condições e necessidades específicas às mulheres indígenas devem ser consideradas na formulação e implementação de políticas públicas e para o acatamento das respectivas diretrizes”, conclui o relatório aprovado. “A medida é acertada, pois permitirá o enriquecimento da perspectiva inclusiva na formulação de ações de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, inclusive naquelas mais pertinentes ao segmento educacional”.

Se o projeto for aprovado também pela Comissão de Assuntos Sociais e pelo Plenário do Senado, o fato de um crime ser cometido contra um indígena passará a ser considerado um agravante. Além disso, a elaboração de políticas públicas terão que, obrigatoriamente, levar em conta as particularidades e necessidades das mulheres indígenas, que terão espaço garantido na definição e execução de programas de educação indígena.

Fonte: Alex Rodrigues – Agência Brasil

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

Porto Alegre fecha comportas de segurança para evitar inundação

Publicado em

em

Temporais atingem o estado desde o início da semana

Em meio aos temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde o início da semana, a prefeitura de Porto Alegre iniciou nesta quinta-feira (2) o fechamento de comportas de segurança do Cais Mauá. O processo começou pelos portões 3 e 4, localizados na altura do pórtico central.

A medida, definida nessa quarta-feira (1º) em conjunto com os órgãos de pronta-resposta no Centro Integrado de Coordenação de Serviços, tem como base as previsões de elevação do nível do Rio Guaíba nos próximos dias.

A aferição mais recente foi de 2,63 metros às 6h15 no Cais Mauá, onde a cota de alerta é de 2,5 metros e a cota de inundação é de 3 metros.

Na região das Ilhas, consideravelmente mais baixa, a aferição mais recente foi de 2,18 metros às 6h30. No local, a cota de alerta é de 2 metros e a de inundação, 2,20 metros.

Segundo a prefeitura, a área também será foco de ações nas próximas horas.

Cheia iminente

A MetSul Meteorologia classificou a possibilidade de cheia do Guaíba como iminente e de grandes proporções, “rivalizando com algumas das maiores da história nos últimos 80 anos”. A orientação é que a população das ilhas de Porto Alegre e do Delta do Jacuí iniciem imediatamente os preparativos para remoção de objetos pessoais e para preservar seu patrimônio.

“A tendência é que o nível siga subindo rápida e acentuadamente. As águas dos rios contribuintes (Jacuí, Taquari, Caí, Gravataí e Sinos) tardam até 48 horas para alcançar o Delta do Jacuí, na área de Porto Alegre, mas choveu demais na parte final dessa bacias e a água começa a chegar.”

“Quase toda a vazão da chuva já ocorrida ainda não chegou e tem mais chuva extrema para cair nos rios contribuintes, assim o pior da cheia deve ocorrer no final desta semana e na semana que vem na área do Guaíba”, concluiu a MetSul.

Edição: Graça Adjuto- Agência Brasil

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-05/porto-alegre-fecha-comportas-de-seguranca-para-evitar-inundacao

Continue lendo

Agricultura

Agricultor fica ferido em capotamento de máquina agrícola em Santa Catarina

Publicado em

em

Um agricultor sofreu ferimentos leves em um acidente envolvendo um trator agrícola na tarde desta quarta-feira, na Linha Campinas, interior de Iraceminha. A máquina capotou o condutor ficou preso debaixo do veículo. O Corpo de Bombeiros de Maravilha foi acionado e resgatou o homem. Ele foi levado para o Hospital São José de Maravilha.

O acidente aconteceu por volta das 15h50. Quando os bombeiros chegaram no local, o homem estava embaixo de um trator, consciente e orientado, com um pequeno corte e edema no braço. O banco do trator estava sobre a região da pelve. Foi realizada a estabilização da máquina agrícola com uma escavadeira giratória e correntes de aço. O homem foi retirado e levado, em maca rígida, para o hospital.

Fonte: Rede Peperi

https://www.observadorregional.com.br/agricultor-fica-ferido-em-capotamento-de-maquina-agricola-em-santa-catarina

Continue lendo

Destaque APP

Temporal causa estragos em Cruz Alta durante a madrugada desta quinta-feira (02)

Publicado em

em

A cidade de Cruz Alta  enfrentou uma madrugada de intensos estragos nesta quinta-feira (02).

As equipes da Prefeitura passearam a madrugada trabalhando para garantir a segurança da população. Os danos foram extensos e diversificados.
Confira a atualização das ocorrências:

– Postes caídos: Rua Borges do Canto (2), Rua Primeiro de Janeiro (3), Rua General Osorio (1) – vias isoladas aguardando RGE
– Árvores caídas em diversos pontos, registradas 15 ocorrências, 3 sobre residências (danos materiais sem vítimas)
– Bairros mais afetados pelo vento com destelhamento: Yung / Brenner
– ⁠Área risco de alagamento: próximo à ponte Xavantes e próximo ao parque de exposições
– ⁠RS 342 próximo a Xavantes ficou obstruída por queda de árvore (resolvida)
– ⁠Bairros sem luz: Brenner, Yung, Brum 1, Brum 2, Bonini 1,2, Conceição, Vila Hilda, Jardim América, Jardim Petrópolis, Dirceu, Gobbo, parte do Alvorada, Funcionários, Rancho 2, Independência, Primavera 1,2
– ⁠Corsan: sem luz na captação e no 1º recalque: ficaremos sem água na grande parte da cidade.

A população é orientada a manter-se atenta às orientações das autoridades locais e a evitar deslocamentos desnecessários até que a situação seja normalizada. Equipes de emergência continuam mobilizadas para atender às demandas da comunidade e restabelecer os serviços afetados.

Fonte: Observador Regional

https://www.observadorregional.com.br/temporal-causa-estragos-em-cruz-alta-durante-a-madrugada-desta-quinta-feira-02

Continue lendo