Conecte-se conosco

Destaque APP

Eclipse solar parcial será visto em parte do Brasil

Publicado em

em

No entardecer de 02 de outubro de 2024, algumas regiões do Brasil poderão observar um eclipse solar na sua fora mparcial. Somente uma pequena faixa territorial do globo terrestre poderá observar este evento astronômico como um eclipse solar anular.

Eclipse solar parcial no Brasil


Quando –  2 de outubro de 2024 – quarta-feira

Hora –  aproximadamente entre 16h30 (Brasília) e 18h30 (Brasília); o início e fim do eclipse depende da localização. Quanto mais no sul do Brasil, mais cedo começa o evento. 

Onde – os estados brasileiros que poderão ver o eclipse solar, em ordem crescente de maior parte do disco solar eclipsado: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio De Janeiro, Minas Gerais, Espírito santo, Goiás, Mato Grosso, Bahia.
Exemplos: capitais com Cuiabá e Brasília não poderão ver o eclipse solar parcial de 2 de outubro de 2024; Goiânia verá apenas 0,02% do disco solar eclipsado, enquanto o Chuí, no Rio Grande do Sul, o local mais ao sul no Brasil, verá 38,15% do disco solar eclipsado, a maior porcentagem no Brasil.

Eclipse solar parcial no Brasil – 2 outubro 2024 (Arte: Climatempo)

O que é um eclipse?

A palavra eclipse significa “desaparecimento”. Em Astronomia, um eclipse é o desaparecimento total ou parcial de um objeto celeste por outro.


Eclipse solar

Um eclipse solar ocorre quando quando temos um alinhamento entre o Sol – Lua – Terra, nesta ordem.

No eclipse solar, a Lua passa entre o Sol e a Terra. Para quem está na superfície da Terra olhando para o céu, é a Lua que “esconde” o sol. Se o disco lunar não consegue esconder completamente o disco solar, ocorre o eclipse solar anular, que tem a aparência de um anel de incandescente ao redor de um disco preto.

Quando o disco lunar esconde só porções do disco solar, então ocorre o eclipse solar parcial.    

Eclipse solar na América do Sul


A ilustração abaixo mostra como será a visibilidade do eclipse de 2 de outubro de 2024. As cores representam as diferentes porcentagens do disco solar que estarão eclipsadas (escondida) 

O eclipse solar anular completo poderá ser visto apenas na pequena faixa rosa escuro, que passa por cidades da província de Santa Cruz, na Patagônia argentina, na região de Aysén, na Patagônia chilena e na Ilha de Páscoa, localizada no oceano Pacífico, na costa do Chile.

Eclipse solar no Brasil

No Brasil, o eclipse de 2 de outubro de 2024 só poderá ser visto como um eclipse solar parcial, mas o espetáculo astronômico não será para todos.

O professor  Marcos Calil, do Urânia Plenário e do momento Astronômico explica: 

“De  forma aproximada, os observadores que estiverem entre as latitudes da cidade de Belo Horizonte e Chuí, poderão observar o eclipse como parcial. as para todas as pessoas que estiveram em latitudes acima de Belo Horizonte, infelizmente o eclipse não poderá ser observado”
O professor Calil ressalta que “quanto mais ao sul do Brasil, maior será a fração que o disco lunar irá encobrir o disco solar. Em termos mais simples, quanto mais ao sul do Brasil, mais o Sol estará “cortado”.”

Próximos eclipses solares não serão visíveis no Brasil


Em 2025 vão ocorrer eclipses solares nos dias 29 de março e 21 de setembro, mas nenhum deles será visível no Brasil.

Em meados de outubro de 2023, áreas do Nordeste e do Norte do Brasil tiveram o privilégio de ver um eclipse solar anular.

Fonte: Clima Tempo 

(Fotos: Getty Images)

 

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

Polícia Civil cumpre mandados em São José das Missões

Publicado em

em

Na manhã desta sexta-feira (04), policiais civis da Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões, com apoio de policiais civis da 14ª DPRI e de policiais militares do 39.º BPM, cumpriram mandados judiciais de ingresso, busca e apreensão expedidos pela 1.ª Vara Criminal da Comarca de Palmeira das Missões.

Na ocasião, as ordens judiciais, cumpridas no Centro e na área rural do Município de São José das Missões, foram expedidas em procedimento policial instaurado para apuração de possíveis crimes comuns praticados com motivação eleitoral.

Foram apreendidos aparelhos de telefone celulares, drogas e dinheiro.

Fonte: 14ª DPRI – Polícia Civil

Por Rádio Palmeira

Continue lendo

Destaque APP

Brigada Militar flagra destruição de vegetação nativa, em Casca

Publicado em

em

Na quinta-feira, dia 3, a Brigada Militar, através do 3° Batalhão Ambiental (3ºBABM), flagrou a destruição de vegetação nativa, no município de Casca.

Após receber o alerta da plataforma MapBiomas, a equipe do 3º BABM inspecionou a propriedade e flagrou a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, em uma área de 25.800 metros quadrados, em estágio médio e avançado de regeneração natural

Para o manejo florestal na área, não havia autorização do órgão ambiental competente. O responsável foi identificado e responderá pelo crime ambiental.

O desmatamento e o uso irregular do solo causam muitos impactos ao meio ambiente, atingindo todos os seres vivos, prejudicando a biodiversidade e influenciando nas mudanças climáticas.

Fonte e foto: Comunicação Social do 3º BABM

MB Notícias

Continue lendo

Destaque APP

Choque prende integrantes de facção com mais de 3 kg de cocaína em Veranópolis

Publicado em

em

Prisão aconteceu durante uma operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha e a atuação de facção

Uma ação de policiais do 4° Batalhão de Choque (4°BPChq) culminou com a prisão de quatro integrantes de uma facção criminosa em Veranópolis. O fato aconteceu na noite de quinta-feira (3) durante operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha.

De acordo com informações da Brigada Militar (BM), os agentes abordaram o grupo durante patrulhamento e, em revista, foram encontrados 3,2 kg de cocaína, cinco munições de calibre .38, dois celulares e o veículo utilizado pelo quarteto.

Ainda conforme a polícia, os indivíduos, além de possuírem uma vasta ficha de antecedentes, são membros ativos de uma facção criminosa que atua em toda a região. Os presos e os materiais apreendidos junto à droga foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves para o flagrante.

Fonte: Portal Leouve / 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

Foto: 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

MB Notícias

Continue lendo
Sair da versão mobile