Conecte-se conosco

Destaque APP

Governo do RS pretende concluir todos os acessos asfálticos até 2026

Publicado em

em

Eles ainda existem, e não são poucos. Dos 497 municípios gaúchos, 47 deles ainda são acessados por estradas de chão batido.

A promessa é antiga. E a pavimentação ocorre em ritmo lento. Em 1994, por exemplo, o Rio Grande do Sul tinha 153 municípios sem acesso por asfalto.

Afeito a desafios, o deputado Juvir Costella (MDB) – que retorna ao cargo de secretário de Logística e Transportes (Selt) -, já informou qual será a sua principal bandeira para os próximos quatro anos: concluir a pavimentação para estas cidades.

Para os acessos municipais que necessitam de mais pavimentação, o planejamento de entrega é mais apertado. O da cidade de Garruchos, por exemplo, tem 60 quilômetros de extensão e custará R$ 130 milhões. Se casos como este já tiverem mais de 70% dos serviços executados, Costella já enxerga avanço. Nos demais, segundo ele, não há desculpas.

– Até 2026, 80% deles têm que estar concluídos e o restante em fase de conclusão. Isso é meta. Não dá para chegar em 2026 e dizer ‘pois, é. Deu para fazer mais dois, três ou quatro’. É inadmissível. Nós temos como meta concluir 100% (dos acessos) – promete Costella.

Entre 2019 e 2022, 15 municípios ganharam acesso pavimentado. Para conseguir cumprir a promessa, o governo precisará triplicar as entregas. Atualmente existem 17 acessos em obras. Outros 12 estão em licitação ou em fase final de projeto. E 18 estão em processo mais atrasado. Estão ainda sendo projetados.

E não será por falta de dinheiro que as obras deixarão de ocorrer. No ano que vem, o governo deverá destinar R$ 1 bilhão entre investimentos novos e obras de manutenção do pavimento. O valor é semelhando ao que fora gasto em 2022.

Além dessa missão, Costella destaca a necessidade de melhorar as ligações regionais e voltar a investir em ferrovias. Sobre o futuro da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que o governador reeleito Eduardo Leite prometeu extingui-la, o novo secretário confirma que a intenção se mantém e isso ocorrerá quando a última rodovia administrada pela empresa for repassada para a iniciativa privada.

Costella foi o secretário de Transportes que conseguiu entregar a duplicação da RS-118, entre Gravataí e Sapucaia do Sul; obra que durou 14 anos. Além disso, na sua gestão, foi possível também realizar a construção de um viaduto na RS-040, em Viamão, que amenizou os congestionamentos na região.

17 municípios com acesso em obras:

01. Lagoa Bonita do Sul, RS-400;
02. Rolador, RS-165;
03. Travesseiro, RS-811;
04. Montauri, RS-447;
05. Senador Salgado Filho, RS-867;
06. Ivorá a São João do Polêsine e Acesso a Faxinal do Soturno, ERS-348;
07. São Martinho da Serra, RS-516;
08. Capão Bonito do Sul, RS-461;
09. Ponte Preta, RS-480;
10. Pinheirinho do Vale, RS-528;
11. Barra do Rio Azul;
12. Itatiba do Sul;
13. Centenário, RS-477;
14. Cruzaltense, RS-483;
15. Mariano Moro, RS-426;
16. Jari;
17. Lagoão.

12 acessos com obras para começar:

01. Alegria, RS-520 – em licitação;
02. São José do Inhacorá, ponte na RS-472 – em licitação;
03. Pinhal Grande, RS-149 – em licitação;
04. Ametista do Sul, RS-591 – em licitação;
05. Pedras Altas, RS-608 – em fase final de projeto;
06. Pirapó, RS-550 – em fase de projeto;
07. Cerro Grande do Sul, RS-715 – em licitação;
08. Benjamin Constant do Sul, RS-487 – em licitação;
09. Novo Tiradentes, RS-325 – em licitação;
10. São José das Missões, BR-386 – em fase final de projeto;
11. São Pedro das Missões, BR-386 – em fase final de projeto;
12. Nova Ramada – em licitação.

18 acessos em fase de atualização de projeto:

01. Amaral Ferrador;
02. Barão do Triunfo;
03. Dois Irmãos das Missões;
04. Engenho Velho;
05. Entre Rios do Sul;
06. Faxinalzinho;
07. Garruchos;
08. Mariana Pimentel;
09. Monte Alegre dos Campos;
10. Pinhal da Serra;
11. Quatro Irmãos;
12. Quevedos;
13. Santo Expedito do Sul;
14. São Valério do Sul;
15. Sede Nova;
16. Tunas;
17. Tupanci do Sul;
18. União da Serra.

Fonte: Observador Regional

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

Polícia Civil cumpre mandados em São José das Missões

Publicado em

em

Na manhã desta sexta-feira (04), policiais civis da Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões, com apoio de policiais civis da 14ª DPRI e de policiais militares do 39.º BPM, cumpriram mandados judiciais de ingresso, busca e apreensão expedidos pela 1.ª Vara Criminal da Comarca de Palmeira das Missões.

Na ocasião, as ordens judiciais, cumpridas no Centro e na área rural do Município de São José das Missões, foram expedidas em procedimento policial instaurado para apuração de possíveis crimes comuns praticados com motivação eleitoral.

Foram apreendidos aparelhos de telefone celulares, drogas e dinheiro.

Fonte: 14ª DPRI – Polícia Civil

Por Rádio Palmeira

Continue lendo

Destaque APP

Brigada Militar flagra destruição de vegetação nativa, em Casca

Publicado em

em

Na quinta-feira, dia 3, a Brigada Militar, através do 3° Batalhão Ambiental (3ºBABM), flagrou a destruição de vegetação nativa, no município de Casca.

Após receber o alerta da plataforma MapBiomas, a equipe do 3º BABM inspecionou a propriedade e flagrou a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, em uma área de 25.800 metros quadrados, em estágio médio e avançado de regeneração natural

Para o manejo florestal na área, não havia autorização do órgão ambiental competente. O responsável foi identificado e responderá pelo crime ambiental.

O desmatamento e o uso irregular do solo causam muitos impactos ao meio ambiente, atingindo todos os seres vivos, prejudicando a biodiversidade e influenciando nas mudanças climáticas.

Fonte e foto: Comunicação Social do 3º BABM

MB Notícias

Continue lendo

Destaque APP

Choque prende integrantes de facção com mais de 3 kg de cocaína em Veranópolis

Publicado em

em

Prisão aconteceu durante uma operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha e a atuação de facção

Uma ação de policiais do 4° Batalhão de Choque (4°BPChq) culminou com a prisão de quatro integrantes de uma facção criminosa em Veranópolis. O fato aconteceu na noite de quinta-feira (3) durante operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha.

De acordo com informações da Brigada Militar (BM), os agentes abordaram o grupo durante patrulhamento e, em revista, foram encontrados 3,2 kg de cocaína, cinco munições de calibre .38, dois celulares e o veículo utilizado pelo quarteto.

Ainda conforme a polícia, os indivíduos, além de possuírem uma vasta ficha de antecedentes, são membros ativos de uma facção criminosa que atua em toda a região. Os presos e os materiais apreendidos junto à droga foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves para o flagrante.

Fonte: Portal Leouve / 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

Foto: 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

MB Notícias

Continue lendo
Sair da versão mobile