Destaque APP
Pai é preso por suspeita de abandonar filho de 3 anos com síndrome rara durante viagem de ônibus no RS
O pai de um menino de três 3 anos de idade foi preso por suspeita de abandonar o filho em um ônibus intermunicipal, na linha entre Porto Alegre e Gramado, segundo a Polícia Civil. O crime ocorreu na noite desta terça-feira (22).
O homem foi detido em Três Coroas, no Vale do Paranhana, uma das paradas do trajeto. Nesse ponto, ele desceu e deixou a criança sozinha na poltrona, apenas com documentos e um laudo que apontava que o menino sofre de Sindrome de Apert, condição rara que causa formações atípicas. No caso da criança, há necessidade de uso de sonda para alimentação, segundo a Polícia Civil.
Câmeras de segurança divulgadas pela Polícia Civil registraram o homem saindo da rodoviária de Três Coroas. Ele olha para trás antes de seguir caminhando pelo centro da cidade. Segundo o delegado Ivanir Caliari, ele foi localizado pela análise dessa sequência de imagens.
Em um primeiro momento, o homem negou o fato, mas, quando confrontado, confirmou que havia deixado a criança. Ele alegou que foi até o município para se internar em uma clínica de reabilitação. Disse ainda que não tinha como criar o filho, e, por isso, decidiu por deixá-lo no ônibus.
Após uma audiência de custódia, na cidade de Taquara, a Justiça manteve a prisão do suspeito. O delegado decidiu que irá indiciar o investigado por abandono de incapaz. O homem tem 25 anos e não teve o nome divulgado. O menino estava com febre, vestindo roupas sujas e com sinais de maus-tratos, segundo o delegado.
Passageiros chamaram a polícia
Antes de o coletivo reiniciar a viagem, os demais passageiros viram a criança sem acompanhante, e o abandono foi constatado. A Brigada Militar (BM) foi chamada, acionando em seguida o Conselho Tutelar e os bombeiros voluntários de Três Coroas.
“A criança estava um pouco assustada. No começo, ele não conseguia formular palavras e frases, mas depois conseguiu falar com a equipe e foi conduzido até o hospital”, relembra o comandante dos bombeiros, Victor Thomazi.
O menino ficou internado em um hospital para receber os cuidados necessários e passa bem.
A viagem iniciou às 17h na capital. Segundo a rodoviária de Porto Alegre, o homem apresentou documentos no embarque, confirmando ser o pai do menino. Já de acordo com a Citral, operadora do coletivo, a mãe estava junto nesse momento, mas desembarcou antes de o veículo sair.
Destaque APP
Veículo pega fogo após colisão traseira na RS-210 em São Martinho
Um homem ficou ferido e o automóvel que ele conduzia teve perda total, após colisão traseira seguida de incêndio na RS-210, em São Martinho na noite desta quarta-feira (30).
O acidente ocorreu por volta das 23h, próximo ao Posto do Caminhoneiro, e envolveu um automóvel VW Polo emplacado em Cruz Alta e uma carreta. Depois de bater na traseira da carreta o carro pegou fogo, e foi consumido pelas labaredas.
O motorista e único ocupante do Polo, foi socorrido por populares e encaminhado para o hospital.
O Corpo de Bombeiros de Três de Maio, atendeu a ocorrência, mas devido a distância para o deslocamento, quando a guarnição chegou no local o automóvel já estava completamente destruído, restando apenas fazer o rescaldo do incêndio.
Fonte: Paulo Marques Notícias
Foto: Internauta Paulo Marques Notícias
Destaque APP
Brigada Militar realiza prisão por tráfico de drogas em Coronel Bicaco
Na tarde desta quarta-feira (30/10), Policiais Militares do 7°BPM, durante ações da Operação Plano Tático Operacional, prenderam um indivíduo por tráfico de drogas em Coronel Bicaco.
Durante a ação, foram localizados e apreendidos quatro pés da planta Cannabis Sativa e uma porção de maconha, além de uma balança de precisão e uma quantia em dinheiro.
Diante dos fatos, o homem foi preso e encaminhado até a Delegacia de Polícia.
Fonte: Comunicação Social 7°BPM
Foto: Efetivo 7°BPM
Destaque APP
Proibição do uso de celulares em escolas é aprovado pela Câmara dos Deputados
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos nas escolas públicas e privadas. Esta medida visa proteger crianças e adolescentes de diversos problemas associados ao uso excessivo de telas, como nomofobia (medo de ficar sem celular) e sofrimento psíquico.
Objetivos do Projeto
Ambiente Escolar Saudável: Promover um ambiente mais focado no aprendizado e menos distraído por dispositivos eletrônicos.
Saúde Mental: Reduzir o impacto negativo do uso excessivo de telas na saúde mental dos estudantes.
Exceções Permitidas
Fins Pedagógicos: Uso de dispositivos eletrônicos será permitido quando for parte do processo de ensino.
Acessibilidade: Alunos com necessidades especiais poderão usar dispositivos para facilitar o aprendizado.
Apoio do Ministério da Educação
O Ministério da Educação (MEC) apoia fortemente esta iniciativa, destacando a importância de aprovar a lei ainda este ano para que possa ser implementada rapidamente. O MEC acredita que a medida ajudará a criar um ambiente escolar mais produtivo e saudável.
Legislação Internacional
França: Implementou uma proibição semelhante em 2018, visando melhorar a concentração dos alunos.
Holanda: Adotou medidas restritivas para o uso de celulares nas escolas.
China: Também possui regulamentações rigorosas sobre o uso de dispositivos eletrônicos em ambientes escolares.
Foto/Fonte: Moacyr Lopes Junior/Folhapress