Conecte-se conosco

Destaque APP

Pix Agendado Recorrente entra em vigor; saiba como funciona

Publicado em

em

Desde as primeiras horas desta segunda-feira (28), o Pix Agendado Recorrente passa a ser um serviço obrigatório para todas as instituições financeiras seguindo as regras definidas pelo Banco Central do Brasil (BC).

Essa nova modalidade do Pix permite que qualquer pessoa agende pagamentos de mesmo valor de forma recorrente, para cair na conta do recebedor sempre no mesmo dia de cada mês. Funciona, por exemplo, para quem paga aluguel diretamente para outra pessoa física e quer automatizar os pagamentos mensais.

O pagamento para outros profissionais autônomos, que recebam como pessoa física ou por meio de CNPJ, também pode ser cadastrado no agendamento recorrente do Pix, como terapeuta, diarista, personal trainer e professor de música, por exemplo.

Além da recorrência no pagamento para serviços, a modalidade também permite o agendamento para outras situações, como mesadas para os filhos.

O Pix Agendado já era permitido pelo BC, mas de forma facultativa — ou seja, os bancos não eram obrigados a oferecer o serviço. Agora, qualquer instituição deve oferecer. No Pix Agendado Recorrente, cabe ao próprio usuário pagador fornecer as informações de pagamento na hora de cadastrar a recorrência.

Assim, é importante ter atenção:

– à chave PIX cadastrada

– aos dados da pessoa ou CNPJ a receber os valores

– ao valor cadastrado para a recorrência

– à data escolhida para que os pagamentos sejam feitos

A checagem de todos esses dados antes de concluir o cadastramento do Pix Agendado Recorrente diminui as chances de erro e outros problemas com os pagamentos. Essa modalidade funciona de forma um pouco diferente do que será o Pix Automático — previsto pelo BC para 16 de junho de 2025.

O Pix Automático também será usado em cobranças recorrentes, mas apenas com pagamentos vinculados à CNPJs para serviços como contas de água e luz, mensalidades escolares, condomínios e parcelamento de empréstimos, por exemplo — como hoje já acontece no débito automático.

Diferentemente do Pix Agendado Recorrente, no Pix Automático é a própria empresa quem fornecerá os dados para a cobrança recorrente e caberá ao cliente autorizar os pagamentos, por meio de celular ou computador.

O Pix é um meio de pagamento instantâneo brasileiro, criado pelo BC e permite a transferência de recursos entre contas em poucos segundos, pode ser realizado a qualquer hora ou dia, incluindo fins de semana e feriados, é gratuito para pessoas físicas e pode ser feito a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. O Pix é mais rápido e fácil que uma TED, DOC ou o uso do cartão de débito. O nome foi escolhido pelo BC por lembrar tecnologia, transações e pixels, além de ser fácil de memorizar.

Fonte: O Sul

Foto: Marcello Casal Jr

MB Notícias

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

Veículo pega fogo após colisão traseira na RS-210 em São Martinho

Publicado em

em

Um homem ficou ferido e o automóvel que ele conduzia teve perda total, após colisão traseira seguida de incêndio na RS-210, em São Martinho na noite desta quarta-feira (30).

O acidente ocorreu por volta das 23h, próximo ao Posto do Caminhoneiro, e envolveu um automóvel VW Polo emplacado em Cruz Alta e uma carreta. Depois de bater na traseira da carreta o carro pegou fogo, e foi consumido pelas labaredas.

O motorista e único ocupante do Polo, foi socorrido por populares e encaminhado para o hospital.

O Corpo de Bombeiros de Três de Maio, atendeu a ocorrência, mas devido a distância para o deslocamento, quando a guarnição chegou no local o automóvel já estava completamente destruído, restando apenas fazer o rescaldo do incêndio.

Fonte: Paulo Marques Notícias

Foto: Internauta Paulo Marques Notícias

Continue lendo

Destaque APP

Brigada Militar realiza prisão por tráfico de drogas em Coronel Bicaco

Publicado em

em

Na tarde desta quarta-feira (30/10), Policiais Militares do 7°BPM, durante ações da Operação Plano Tático Operacional, prenderam um indivíduo por tráfico de drogas em Coronel Bicaco.

Durante a ação, foram localizados e apreendidos quatro pés da planta Cannabis Sativa e uma porção de maconha, além de uma balança de precisão e uma quantia em dinheiro.

Diante dos fatos, o homem foi preso e encaminhado até a Delegacia de Polícia.

Fonte: Comunicação Social 7°BPM

Foto: Efetivo 7°BPM

Continue lendo

Destaque APP

Proibição do uso de celulares em escolas é aprovado pela Câmara dos Deputados

Publicado em

em

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos nas escolas públicas e privadas. Esta medida visa proteger crianças e adolescentes de diversos problemas associados ao uso excessivo de telas, como nomofobia (medo de ficar sem celular) e sofrimento psíquico.

Objetivos do Projeto

Ambiente Escolar Saudável: Promover um ambiente mais focado no aprendizado e menos distraído por dispositivos eletrônicos.

Saúde Mental: Reduzir o impacto negativo do uso excessivo de telas na saúde mental dos estudantes.

Exceções Permitidas

Fins Pedagógicos: Uso de dispositivos eletrônicos será permitido quando for parte do processo de ensino.

Acessibilidade: Alunos com necessidades especiais poderão usar dispositivos para facilitar o aprendizado.

Apoio do Ministério da Educação

O Ministério da Educação (MEC) apoia fortemente esta iniciativa, destacando a importância de aprovar a lei ainda este ano para que possa ser implementada rapidamente. O MEC acredita que a medida ajudará a criar um ambiente escolar mais produtivo e saudável.

Legislação Internacional

França: Implementou uma proibição semelhante em 2018, visando melhorar a concentração dos alunos.

Holanda: Adotou medidas restritivas para o uso de celulares nas escolas.

China: Também possui regulamentações rigorosas sobre o uso de dispositivos eletrônicos em ambientes escolares.

Foto/Fonte: Moacyr Lopes Junior/Folhapress

Continue lendo
Sair da versão mobile