Conecte-se conosco

Destaque APP

Pré-natal: O exercício da maternidade começa antes do nascimento do bebê

Publicado em

em

Em Panambi, são 12 ESFs mais a UBS Armindo João que oferecem atendimento integral à mulher

Gerar uma vida é uma dádiva e a gestação é um período de muitos cuidados na vida da mulher. Em idade fértil e com a vida sexual ativa, imediatamente à constatação de um atraso da menstruação, a mulher deve procurar confirmar se está grávida ou não, e iniciar o pré-natal.
Para isso, basta procurar a ESF (Estratégia de Saúde da Família) de sua referência com seus documentos pessoais e o seu cartão SUS.
Em Panambi, são 12 ESFs mais a UBS Armindo João oferecem atendimento integral à mulher.
Na ESF, a paciente poderá ter o seu teste de gravidez realizado durante o atendimento. Em caso positivo, o processo é iniciado. A gestante é cadastrada para início do seu acompanhamento pré-natal e novos exames são solicitados.
Na lista estão exames de sangue para pesquisa de anemia, diabetes, hepatite B e C, sífilis, HIV e outras doenças ou alterações, a ultrassonografia obstétrica inicial e também exame de urina. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a infecção urinária é uma das principais causas de bebês prematuros.
Após a confirmação da gravidez e solicitação de exames, em consulta médica ou de enfermagem, é importante dar início também à participação do pai/parceiro nas rotinas de acompanhamento da gestante. É o chamado pré-natal do parceiro, momento em que são solicitados para o pai testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, e exames de rotina. A institucionalização dessas ações permite a redução do impacto das doenças transmissíveis, a promoção de saúde e a melhoria da qualidade do serviço prestado nas unidades de saúde.
O pré-natal é o momento em que a gestante será avaliada e examinada por profissionais de saúde com o objetivo de diagnosticar precocemente qualquer alteração que possa interferir na gravidez.
Iniciando precocemente o acompanhamento de pré-natal com uma série de exames, prescrições e encaminhamento de acordo com a necessidade, a gestante receberá informações sobre prevenção de doenças que podem afetar seu bebê, como a hipertensão arterial, diabetes, sífilis, HIV, hepatite e outras. Se houver risco pré-existente ou se a doença for diagnosticada na fase inicial, a chance de cura será muito maior. Um requisito muito importante é não faltar às consultas e exames agendados.
O intervalo de consultas varia de acordo com o caso. Em geral, a consulta é mensal até o 7º mês e após este prazo as consultas se tornam mais próximas.
Se for de alto risco, a grávida será acompanhada, ainda, por um médico especializado. E esse cuidado vai da concepção até o parto do bebê.

Dicas fundamentais para as gestantes
Ficar atenta a:

  • Alimentação e hidratação.
  • Ganho de peso e inchaços.
  • Movimentação do bebê.
    E também:
  • Praticar exercícios físicos regulares: mesmo que somente caminhadas.
  • Entender e seguir as receitas e calendário de consultas e exames.
  • Não faltar à agenda do pré-natal.
  • Não ter vergonha ou receio de contar ou perguntar algo. Toda dúvida deve ser respondida.

Conforme a equipe gestora da Pasta de Saúde, a realização do pré-natal representa papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante. Diante disso, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem intensificando ações para a qualificação do pré-natal e nascimento da criança.

Prefeitura de Panambi

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

Polícia Civil cumpre mandados em São José das Missões

Publicado em

em

Na manhã desta sexta-feira (04), policiais civis da Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões, com apoio de policiais civis da 14ª DPRI e de policiais militares do 39.º BPM, cumpriram mandados judiciais de ingresso, busca e apreensão expedidos pela 1.ª Vara Criminal da Comarca de Palmeira das Missões.

Na ocasião, as ordens judiciais, cumpridas no Centro e na área rural do Município de São José das Missões, foram expedidas em procedimento policial instaurado para apuração de possíveis crimes comuns praticados com motivação eleitoral.

Foram apreendidos aparelhos de telefone celulares, drogas e dinheiro.

Fonte: 14ª DPRI – Polícia Civil

Por Rádio Palmeira

Continue lendo

Destaque APP

Brigada Militar flagra destruição de vegetação nativa, em Casca

Publicado em

em

Na quinta-feira, dia 3, a Brigada Militar, através do 3° Batalhão Ambiental (3ºBABM), flagrou a destruição de vegetação nativa, no município de Casca.

Após receber o alerta da plataforma MapBiomas, a equipe do 3º BABM inspecionou a propriedade e flagrou a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, em uma área de 25.800 metros quadrados, em estágio médio e avançado de regeneração natural

Para o manejo florestal na área, não havia autorização do órgão ambiental competente. O responsável foi identificado e responderá pelo crime ambiental.

O desmatamento e o uso irregular do solo causam muitos impactos ao meio ambiente, atingindo todos os seres vivos, prejudicando a biodiversidade e influenciando nas mudanças climáticas.

Fonte e foto: Comunicação Social do 3º BABM

MB Notícias

Continue lendo

Destaque APP

Choque prende integrantes de facção com mais de 3 kg de cocaína em Veranópolis

Publicado em

em

Prisão aconteceu durante uma operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha e a atuação de facção

Uma ação de policiais do 4° Batalhão de Choque (4°BPChq) culminou com a prisão de quatro integrantes de uma facção criminosa em Veranópolis. O fato aconteceu na noite de quinta-feira (3) durante operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha.

De acordo com informações da Brigada Militar (BM), os agentes abordaram o grupo durante patrulhamento e, em revista, foram encontrados 3,2 kg de cocaína, cinco munições de calibre .38, dois celulares e o veículo utilizado pelo quarteto.

Ainda conforme a polícia, os indivíduos, além de possuírem uma vasta ficha de antecedentes, são membros ativos de uma facção criminosa que atua em toda a região. Os presos e os materiais apreendidos junto à droga foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves para o flagrante.

Fonte: Portal Leouve / 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

Foto: 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

MB Notícias

Continue lendo
Sair da versão mobile