Conecte-se conosco

Destaque APP

RS lidera lista de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional; veja como fazer

Publicado em

em

A introdução da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) marca o encerramento da era do RG tradicional e da necessidade de impressão digital do principal documento de identificação do país. O Rio Grande do Sul desponta com 1 milhão de carteiras emitidas, liderando a lista dos Estados com o maior número de cidadãos que possuem a identidade atualizada. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Em vez da impressão do polegar, a nova carteira incluirá um QR code que redirecionará para a versão digital da identidade, armazenada no portal gov.br, contendo informações de todos os documentos do cidadão, desde a CNH até o PIS. Na sua forma física, a carteira conterá exclusivamente o CPF, reconhecido como um número suficiente para identificação, e estará pronta para ser utilizada como documento único.

A emissão da nova identidade está em curso em 24 Estados brasileiros, e já foi encaminhada para 7,5 milhões de cidadãos. A primeira Carteira de Identidade Nacional (CIN) é fornecida gratuitamente. A versão digital estará disponível para acesso por meio de dispositivos móveis, como smartphones. O governo federal estima que, até o final de 2026, 70% da população possua esse documento.

No dia 28 de maio, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal decidiu que a carteira de identidade não deve conter informações de gênero, medida que visa a inclusão da população transexual. Até o momento, o governo não se pronunciou sobre a possibilidade de recorrer da decisão. Além disso, o documento poderá indicar também se o cidadão possui alguma deficiência.

O objetivo da centralização de dados no CPF é que, eventualmente, órgãos governamentais tenham acesso simplificado a informações sobre a vida dos brasileiros ao longo dos anos. Esse cadastro mais abrangente simplificará o contato com os cidadãos, permitindo que sejam informados sobre serviços relevantes de acordo com as diferentes fases da vida.

Os jovens que estão concluindo o Ensino Médio, por exemplo, receberão notificações sobre o Enem. Essas mensagens personalizadas serão enviadas por meio do portal gov.br e estão programadas para começarem no segundo semestre de 2024.

Validade do RG antigo

O RG antigo permanecerá válido até 2032. Novos documentos emitidos ou reemitidos por entidades públicas ou até mesmo por conselhos profissionais adotarão o CPF como número de inscrição. Embora a nova carteira esteja registrada com um padrão internacional, seu uso como documento de identidade é restrito a países com os quais o Brasil mantém acordos de imigração, como os países do Mercosul. Para outras nações, o passaporte continua sendo o documento obrigatório.

O progresso do projeto de identificação digital está condicionado à adesão de todos os Estados ao novo documento, o que ainda não aconteceu na Bahia, em Roraima e no Amapá. Segundo o secretário de Governo Digital no Ministério da Gestão, Rogério Mascarenhas, esses Estados enfrentaram desafios na contratação de profissionais para emitir as identidades, o que tem impedido o início do processo.

Além do Rio Grande do Sul, Santa Catarina também se destaca entre os Estados com o maior número de pessoas que possuem o novo registro, totalizando 846 mil unidades, seguida por Minas Gerais, com 760 mil.

Foto: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos / Divulgação

Fonte: GZH

Materia completa: https://gauchazh.clicrbs.com.br/…/rs-lidera-lista-de…

Por Rádio Blau Numes

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

Polícia Civil cumpre mandados em São José das Missões

Publicado em

em

Na manhã desta sexta-feira (04), policiais civis da Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões, com apoio de policiais civis da 14ª DPRI e de policiais militares do 39.º BPM, cumpriram mandados judiciais de ingresso, busca e apreensão expedidos pela 1.ª Vara Criminal da Comarca de Palmeira das Missões.

Na ocasião, as ordens judiciais, cumpridas no Centro e na área rural do Município de São José das Missões, foram expedidas em procedimento policial instaurado para apuração de possíveis crimes comuns praticados com motivação eleitoral.

Foram apreendidos aparelhos de telefone celulares, drogas e dinheiro.

Fonte: 14ª DPRI – Polícia Civil

Por Rádio Palmeira

Continue lendo

Destaque APP

Brigada Militar flagra destruição de vegetação nativa, em Casca

Publicado em

em

Na quinta-feira, dia 3, a Brigada Militar, através do 3° Batalhão Ambiental (3ºBABM), flagrou a destruição de vegetação nativa, no município de Casca.

Após receber o alerta da plataforma MapBiomas, a equipe do 3º BABM inspecionou a propriedade e flagrou a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, em uma área de 25.800 metros quadrados, em estágio médio e avançado de regeneração natural

Para o manejo florestal na área, não havia autorização do órgão ambiental competente. O responsável foi identificado e responderá pelo crime ambiental.

O desmatamento e o uso irregular do solo causam muitos impactos ao meio ambiente, atingindo todos os seres vivos, prejudicando a biodiversidade e influenciando nas mudanças climáticas.

Fonte e foto: Comunicação Social do 3º BABM

MB Notícias

Continue lendo

Destaque APP

Choque prende integrantes de facção com mais de 3 kg de cocaína em Veranópolis

Publicado em

em

Prisão aconteceu durante uma operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha e a atuação de facção

Uma ação de policiais do 4° Batalhão de Choque (4°BPChq) culminou com a prisão de quatro integrantes de uma facção criminosa em Veranópolis. O fato aconteceu na noite de quinta-feira (3) durante operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha.

De acordo com informações da Brigada Militar (BM), os agentes abordaram o grupo durante patrulhamento e, em revista, foram encontrados 3,2 kg de cocaína, cinco munições de calibre .38, dois celulares e o veículo utilizado pelo quarteto.

Ainda conforme a polícia, os indivíduos, além de possuírem uma vasta ficha de antecedentes, são membros ativos de uma facção criminosa que atua em toda a região. Os presos e os materiais apreendidos junto à droga foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves para o flagrante.

Fonte: Portal Leouve / 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

Foto: 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

MB Notícias

Continue lendo
Sair da versão mobile