Conecte-se conosco

Destaque APP

Saiba o que é necessário para se tornar um doador de sangue

Publicado em

em

Com a proximidade do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, especialista explica que Copa e férias diminuem o volume de doações.

As doações de sangue são imprescindíveis em qualquer época do ano. Porém, as datas próximas às férias e grandes eventos, como a Copa do Mundo, exigem um esforço dobrado para aumentar os estoques dos bancos de sangue.

“Frequentemente observa-se a diminuição de doações de sangue nos períodos de férias, feriados prolongados e festas de final de ano, quando muitas pessoas viajam. Também é frequente a queda de doações em períodos de frio intenso, quando as pessoas evitam sair de casa”, conta o gerente-executivo do Banco de Sangue da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, André Larrubia.

Pensando nisso e em preparação para o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro, separamos algumas dicas para quem pretende ajudar a salvar vidas.

“A doação voluntária de sangue é fundamental para garantir que pacientes que necessitem de transfusão sanguínea possam ser atendidos integralmente, principalmente aqueles que são submetidos a cirurgias de grande porte ou tratamento de câncer”, reforça Larrubia.

Além disso, o inciso IV do artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) prevê que os trabalhadores que doarem sangue possam ter o dia abonado – uma vez a cada 12 meses. 

Quem pode doar sangue?

De modo geral, pessoas de 16 a 69 anos que pesam mais de 50 kg estão em condições consideradas boas para a doação de sangue. Estes não são os únicos critérios adotados pelos postos de coleta, mas os outros são pontuados mais intimamente com o voluntário.

“Todos os demais critérios para doação serão abordados na entrevista, tais como o uso de medicações, histórico de saúde e hábitos de vida”, explica o gerente.

A pandemia de Covid-19 também trouxe novas abordagens e avaliações para o processo de doação. Em caso de sintomas gripais sem o diagnóstico de Covid, a pessoa deve esperar duas semanas a partir da melhora dos sintomas para doar.

Quem teve contato com indivíduos infectados pelo coronavírus deve aguardar 14 dias – a contagem começa logo após a data em que houve o encontro com o infectado – e, em caso de resultado negativo após esse período, a pessoa está apta para doar.

Pessoas que foram diagnosticadas com Covid devem esperar 30 dias, a partir do momento da melhora dos sintomas, para se dirigir até um posto de doação.

Vacinas

No caso das vacinas, cada uma tem um período de espera específico para que a doação de sangue possa acontecer. O imunizante contra a gripe exige um período de espera de 48 horas após a dose para uma doação segura.

As vacinas contra a Covid-19 também têm atenção especial. Cada uma tem um período de espera, são eles:

– CoronaVac (Sinovac/Butantan): 48 horas após cada dose;
– AstraZeneca/Fiocruz: sete dias após cada dose;
– Pfizer: sete dias após cada dose;
– Janssen: sete dias após cada dose.

Para doar sangue, orienta Larrubia, basta ter em mãos “um documento original com foto, em formato físico ou digital (a foto do documento não serve como comprovante). Candidatos menores de 18 anos precisam da declaração de um responsável, cujo modelo pode ser obtido nos websites dos bancos de sangue.”

Busque o Hemocentro da sua região e faça a sua Doação. Doe sangue. Salve Vidas.

Fonte: R7

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

Polícia Civil cumpre mandados em São José das Missões

Publicado em

em

Na manhã desta sexta-feira (04), policiais civis da Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões, com apoio de policiais civis da 14ª DPRI e de policiais militares do 39.º BPM, cumpriram mandados judiciais de ingresso, busca e apreensão expedidos pela 1.ª Vara Criminal da Comarca de Palmeira das Missões.

Na ocasião, as ordens judiciais, cumpridas no Centro e na área rural do Município de São José das Missões, foram expedidas em procedimento policial instaurado para apuração de possíveis crimes comuns praticados com motivação eleitoral.

Foram apreendidos aparelhos de telefone celulares, drogas e dinheiro.

Fonte: 14ª DPRI – Polícia Civil

Por Rádio Palmeira

Continue lendo

Destaque APP

Brigada Militar flagra destruição de vegetação nativa, em Casca

Publicado em

em

Na quinta-feira, dia 3, a Brigada Militar, através do 3° Batalhão Ambiental (3ºBABM), flagrou a destruição de vegetação nativa, no município de Casca.

Após receber o alerta da plataforma MapBiomas, a equipe do 3º BABM inspecionou a propriedade e flagrou a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, em uma área de 25.800 metros quadrados, em estágio médio e avançado de regeneração natural

Para o manejo florestal na área, não havia autorização do órgão ambiental competente. O responsável foi identificado e responderá pelo crime ambiental.

O desmatamento e o uso irregular do solo causam muitos impactos ao meio ambiente, atingindo todos os seres vivos, prejudicando a biodiversidade e influenciando nas mudanças climáticas.

Fonte e foto: Comunicação Social do 3º BABM

MB Notícias

Continue lendo

Destaque APP

Choque prende integrantes de facção com mais de 3 kg de cocaína em Veranópolis

Publicado em

em

Prisão aconteceu durante uma operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha e a atuação de facção

Uma ação de policiais do 4° Batalhão de Choque (4°BPChq) culminou com a prisão de quatro integrantes de uma facção criminosa em Veranópolis. O fato aconteceu na noite de quinta-feira (3) durante operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha.

De acordo com informações da Brigada Militar (BM), os agentes abordaram o grupo durante patrulhamento e, em revista, foram encontrados 3,2 kg de cocaína, cinco munições de calibre .38, dois celulares e o veículo utilizado pelo quarteto.

Ainda conforme a polícia, os indivíduos, além de possuírem uma vasta ficha de antecedentes, são membros ativos de uma facção criminosa que atua em toda a região. Os presos e os materiais apreendidos junto à droga foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves para o flagrante.

Fonte: Portal Leouve / 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

Foto: 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

MB Notícias

Continue lendo
Sair da versão mobile