Conecte-se conosco

Destaque APP

Violento temporal deixa rastro de destruição entre o RS e SC

Publicado em

em

Temporal com intenso vendaval causou muitos estragos na tarde da quinta-feira em municípios da divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina.

Um violento temporal causou destruição na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina na tarde da quinta-feira. A célula de tempestade que passou pela região deixou rastro de estragos entre os municípios de Itá, no lado catarinense, e Aratiba, no Rio Grande do Sul. Os municípios ainda contabilizam os estragos deixados pelo episódio de tempo severo. 

Os maiores danos foram registrados no município de Itá depois que o temporal trouxe chuva intensa, forte vendaval e causou queda de granizo em alguns pontos. Os danos guardam muita semelhança com uma corrente descendente de vento violenta em fenômeno que é descrito como downburst ou uma micro-explosão. 

Os danos em Itá foram em vários pontos da cidade, nas áreas urbanas e rural. Árvores foram arrancadas, empresas e casas foram destelhadas e estragos foram observados ainda em vários pontos da zona rural durante a passagem da célula de tempestade. A Prefeitura de Itá realiza o levantamento dos prejuízos. 

Algumas árvores e postes caíram sobre veículos e casas. Não houve feridos. Algumas árvores chegaram a ser arrancadas com a força do vento e caíram sobre casas e em trechos de rodovias. Uma delas caiu sobre um carro que foi danificado. Muros desabaram e telhados foram levads pela ventania que durou pouco tempo. 

A MetSul Meteorologia alertava que a instabilidade voltaria a aumentar muito entre a tarde e a noite da quinta-feira sobre Santa Catarina e o Paraná com novos episódios de chuva intensa e ainda ocorrências de temporais isolados de vento e granizo pela formação de células de tempestade com nuvens de grande desenvolvimento vertical. 

O mesmo temporal que passou por Itá com violência trouxe prejuízos e estragos em comunidades rurais no interior de Aratiba, município gaúcho que faz divisa com a cidade catarinense de Itá. Conforme a Rádio Aratiba, os maiores danos se deram nas comunidades de Linha Polonesa, Três Barras, Linha Engeitado, Pinga Alta e Baixa, Volta Fechada, Tamanduá e Encruzilhada da Várzea. Redes elétricas destruídas, árvores arrancadas, residências, pocilgas, aviários, paióis destelhados e lavouras tiveram danos. 

*MetSul.Com

Fonte: RD Foco / Foto: Corpo de Bombeiros

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque APP

Polícia Civil cumpre mandados em São José das Missões

Publicado em

em

Na manhã desta sexta-feira (04), policiais civis da Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões, com apoio de policiais civis da 14ª DPRI e de policiais militares do 39.º BPM, cumpriram mandados judiciais de ingresso, busca e apreensão expedidos pela 1.ª Vara Criminal da Comarca de Palmeira das Missões.

Na ocasião, as ordens judiciais, cumpridas no Centro e na área rural do Município de São José das Missões, foram expedidas em procedimento policial instaurado para apuração de possíveis crimes comuns praticados com motivação eleitoral.

Foram apreendidos aparelhos de telefone celulares, drogas e dinheiro.

Fonte: 14ª DPRI – Polícia Civil

Por Rádio Palmeira

Continue lendo

Destaque APP

Brigada Militar flagra destruição de vegetação nativa, em Casca

Publicado em

em

Na quinta-feira, dia 3, a Brigada Militar, através do 3° Batalhão Ambiental (3ºBABM), flagrou a destruição de vegetação nativa, no município de Casca.

Após receber o alerta da plataforma MapBiomas, a equipe do 3º BABM inspecionou a propriedade e flagrou a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, em uma área de 25.800 metros quadrados, em estágio médio e avançado de regeneração natural

Para o manejo florestal na área, não havia autorização do órgão ambiental competente. O responsável foi identificado e responderá pelo crime ambiental.

O desmatamento e o uso irregular do solo causam muitos impactos ao meio ambiente, atingindo todos os seres vivos, prejudicando a biodiversidade e influenciando nas mudanças climáticas.

Fonte e foto: Comunicação Social do 3º BABM

MB Notícias

Continue lendo

Destaque APP

Choque prende integrantes de facção com mais de 3 kg de cocaína em Veranópolis

Publicado em

em

Prisão aconteceu durante uma operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha e a atuação de facção

Uma ação de policiais do 4° Batalhão de Choque (4°BPChq) culminou com a prisão de quatro integrantes de uma facção criminosa em Veranópolis. O fato aconteceu na noite de quinta-feira (3) durante operação que visa combater crimes contra a vida na Serra Gaúcha.

De acordo com informações da Brigada Militar (BM), os agentes abordaram o grupo durante patrulhamento e, em revista, foram encontrados 3,2 kg de cocaína, cinco munições de calibre .38, dois celulares e o veículo utilizado pelo quarteto.

Ainda conforme a polícia, os indivíduos, além de possuírem uma vasta ficha de antecedentes, são membros ativos de uma facção criminosa que atua em toda a região. Os presos e os materiais apreendidos junto à droga foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves para o flagrante.

Fonte: Portal Leouve / 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

Foto: 4° Batalhão de Choque (4°BPChq)

MB Notícias

Continue lendo
Sair da versão mobile